sexta-feira, 15 de abril de 2011

JOVENS RURAIS VÃO SER CAPACITADOS PELO SENAR

Jovens rurais que participam do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar vão ser capacitados em Formação Profissional Rural e Promoção Social pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MA.
Para viabilizar a qualificação dos jovens, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica pela secretária da Sedagro, Conceição Andrade e pelo vice-presidente do Sistema Faema-Senar, Raimundo Coelho, em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Roque, segunda-feira (11),  com a presença do vice-governador, Washington Luís; do secretário de Programas Especiais do Governo do Estado, Jura Filho; do superintendente do Senar, Luís Figueiredo; secretários municipais de Agricultura; representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Nepe, Iterma e Agerp.
Ao falar sobre o programa Geração Futura da Agricultura Familiar, Conceição Andrade disse que a criação de um programa voltado para a juventude rural foi um pedido da governadora Roseana Sarney, que também criou uma secretaria para cuidar da agricultura familiar no Maranhão.
A capacitação em Formação Profissional Rural e Promoção Social tem como objetivo geral promover, incentivar, desenvolver e aprimorar conhecimentos, competências e habilidades dos jovens rurais com a realização de processos educativos, participativos e sistematizados, proporcionando a geração de trabalho e renda e buscando um padrão sucessório para uma agricultura familiar, em municípios de atuação do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar.
O vice-presidente do Sistema Faema-Senar, Raimundo Coelho, destacou que esta parceria com o Governo do Estado aumenta a atuação do Senar na zona rural. Ele informou que a instituição já conta com mais de 100 instrutores especializados em Metodologia de Formação Profissional Rural, em segmentos como artesanato, educação ambiental e empreendedorismo rural, entre outros.
O programa Geração Futura da Agricultura Familiar está presente em 42 comunidades distribuídas em 22 municípios maranhenses, envolvendo 800 jovens rurais.
Os cursos e treinamentos profissionalizantes que vão ser oferecidos pelo Senar-MA estão voltados diretamente para as atividades produtivas praticadas no meio rural do estado, que devem servir para criar novas oportunidades de trabalho, renda e inclusão produtiva dos jovens contemplados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário